Lendo

domingo, 12 de maio de 2013

Na semana passada recebi no facebook o convite pro 1º Veganique de Toledo, que aconteceria no sábado, dia 11. O evento foi criado com o objetivo de reunir veganos, vegetarianos, ativistas do direito animal e causas ambientais... enfim, visava promover a discussão do amor e da vida, e claro, um saboroso picnic a beira lago. Assim o fez.


Passei a semana pensado e matutando com a minha mãe o que poderíamos cozinhar para eu poder levar. Depois de muito pesquisar, escolhido o prato, fui sozinho para a cozinha no sábado cedo para preparar deliciosos harburgueres veganos. Meus amigos sabem, minha experiência na cozinha não é nada vasta e complexa, faço o necessário e, vezenquando, alguns experimentos por vezes bem sucedidos; mas é óbvio, cozinhar para outras pessoas é OUTRA coisa.

Selecionei os ingredientes de acordo com o que minha mãe tinha em casa, não comprei absolutamente nada - isso comprova o praticidade da receita. É claro que as primeiras tentativas deram errado, encontrar a consistência exata da massa para os hamburgueres não desmancharem na fritadeira foi um problema, afinal, o prato é vegano, então, nada de leite e ovo. Chega e lero-lero, aqui vai a receita (adaptada do blog O fantástico mundo de Jess):

Ingredientes:

¹Proteína de soja texturizada;
1/2 cenoura ralada;

1 cebola ralada;
3 dentes de alho picados;
Cheiro verde e cebolinha à gosto;
Tempero a gosto (usei sazon);
Farinha de trigo suficiente para dar liga a massa.

¹Não coloquei a quantidade da proteína porque não sei quanto usei, mas acredito que foi meio pacote, ou não.


Modo de preparo
O primeiro passo é hidratar a proteína de soja, para isso, adicione água a proteína de modo a deixá-la toda molhada; leve-a ao microondas por 2 minutos, após isso, deixe a proteína de molho por volta de 15 minutos. Rale e pique todos os ingredientes. Utilize uma vasilha grande para misturar os ingredientes e a proteína hidratada; salgue à gosto. Crescente a farinha de trigo de modo que a massa fique bem consistente e não se desmanche na panela (ou seja, MUITA farinha), mas cuidado para não exagerar, farinha em excesso deixa a massa dura.
Para terminar, molde os harburgueres com as mãos e frite (com óleo ou azeite, como preferir - eu fiz com óleo).

Posso dizer que sofri, mas os hamburgueres ficaram deliciosos! Estou louco pra fazer de novo e experimentar outros temperos e ingredientes!

Levei pro Veganique e olha, o pote voltou vazio, acredito que seja um bom sinal. Participar do encontro foi uma experiência incrível; conhecer diversos veganos e vegetarianos de diferentes lugares do oeste a fim de trocar informações e conhecimentos acerca da cozinha vegana e de todas as questões que envolvem esse modo de vida foi engrandecedor. Tão engrandecedor e desafiador que resolvi me aventurar na cozinha hoje mais uma vez, agora, resolvi fazer um Bolo de Laranja vegano. Peguei a receita no encontro, ontem, lá vai:

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 de açúcar;
2 xícaras de suco de laranja natural (usei oito laranjas grandes);
1 colher de sopa de fermento (pó royal);
1/2 xícara de óleo.

Modo de preparo:
Misture bem a farinha e o açúcar; adicione os ingrediente líquidos e bata manualmente. Depois de estar bem misturado, adicione o fermento e bata por mais cinco minutos. Pré-aqueça o forno e asse em fogo médio até ficar moreninho (não controlei o tempo, pra saber que se estava bom, fiz o teste da mãe: furei com um palito, quando saiu limpo, tirei do forno).



Só posso dizer que enquanto escrevo esse post, estou degustando do bolo (que, tenho que dizer, ficou delicioso) e de um chá de camomila. Pra terminar: minha mãe acha que estou tentando roubar o lugar dela na cozinha, coitada, ficou chatiada, hahaha.

- Enquanto escrevia esse texto, comia o bolo e tomava meu chá, ainda escutava o EP dos curitibanos da Simonami. Baixe e EP e pague com apenas um post no facebook ou twitter. Clique aqui para fazer o  download, vale a pena.


3 comentários:

amanda. disse...

mamãe aqui quer comidinha vegana \o/

Unknown disse...

pode deixar, amanda, vou preparar algo bem delicia pra você, porque acho que esse bolo não chega em rondon amanhã, hahaha.

Mariana* disse...

Receitas anotadas! Que delícia...
Queria ter ido... mas no próximo vou! ;)